05 Curiosidades da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

Separamos para você conferir 05 curiosidades relacionadas a Imagem da Padroeira do Brasil.

Como a imagem foi parar no rio?

Existem duas hipóteses. A primeira diz que, depois de ser quebrada, o dono tenha se desfeito da imagem a jogando no rio para evitar o mal agouro, pois havia uma tradição de não se manter peças de barro quebradas.

Já a segunda hipótese afirma que a santa foi arrastada por uma enchente que atingiu a capela de um município próximo ao Rio Paraíba.

De quem é a imagem encontrada no rio?

Algumas pessoas afirmam que ela é Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal, pois a imagem não traz o menino Jesus no colo e sim na barriga.

Por que ela foi batizada com esse nome?

A verdade é que nunca houve um batismo propriamente dito. O nome Aparecida pegou de tanto as pessoas usarem para se referir a imagem da Santa. O nome ficou tão popular que, em 1928 a cidade onde a imagem é guardada adotou o mesmo nome.

Porque a imagem é negra?

Duas hipóteses se destacam: Na primeira, esse pode ser um resultado da ação do tempo e da água, já na segunda, a pele da Santa pode ter ficado escura por conta da fumaça das velas na época em que o seu lugar ainda era improvisado.

Quem esculpiu a imagem da santa?

Até pouco tempo atrás, a autoria da imagem era desconhecida. Hoje, acredita-se que tenha sido moldada pelo frei carioca Agostinho de Jesus. “Era discípulo do mais respeitado artesão da época, o português Agostinho da Piedade”, elucida a historiadora Tereza Galvão Pasin, autora de Senhora Aparecida – Romeiros e Missionários Redentoristas na História da Padroeira do Brasil (Santuário).

Pelas características da obra, chegou-se a cogitar que a imagem tenha sido esculpida pelo santeiro português. Mas, já no século 20, essa hipótese foi descartada depois de concluírem que Aparecida fora moldada com barro paulista. “A argila usada era proveniente da cidade de Salesópolis, região onde nasce o Paraíba do Sul”, explica Padre José Inácio.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41585684

Veja também

×

Omnibees - Intelligent Hotel Distribution
Reservar Agora