25 pontos turísticos para você conhecer!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

Imagem de Nossa Senhora de Aparecida

A imagem original do século dezessete, feita em barro paulista, está entronizada em um nicho com detalhes em pastilhas de porcelana, pintadas a ouro.

Localizado na Nave Sul o Trono de Nossa Senhora Aparecida está em um grande totem dourado, “vestida de Sol”, com diz a citação do livro do Apocalipse (Ap 12,1).

Bondinho

São 47 cabines de capacidade unitária para seis pessoas, em uma extensão aproximada de 1.170m sobre a cidade e a Rodovia Presidente Dutra, vencendo um desnível de 115m.

Os embarques e desembarques são realizados tanto na Estação Santuário, localizada no Santuário Nacional, quanto na Estação Cruzeiro, no Morro do Cruzeiro. A tarifa para o passeio de bondinho é de R$ 30,00 para adultos e R$ 15,00 para crianças (6 a 12 anos) e idosos (maior de 60 anos). Confirmar valores.

Mirante do Morro do Cruzeiro

Uma bela vista de Aparecida e regiões circunvizinhas.

Capela das velas

Localizada à esquerda da Porta Santa, construída na década de 70, é um dos locais mais visitados do Santuário Nacional, com decoração que remete à passagem bíblica da Sarça Ardente, momento em que Deus aparece a Moisés em forma de fogo que não consumia arbusto, para ordenar que ele fosse até o Egito e libertasse o povo da escravidão.

Após reforma em 2004, a Capela recebeu uma cruz, obra do artista sacro Cláudio Pastro. No local foi colocado um filtro para absorver a poluição causada pela queima da parafina.

Capela do Batismo

A Capela foi presente da família Sieh, devotos da Mãe Aparecida.

Na porta da Capela está a árvore da vida, com a inscrição ‘O Cristo, novo Adão, abre-nos as Portas do Paraíso’. O piso forma um sol e contém a palavra ‘Pax’, saudação do Ressuscitado. A Cúpula simboliza o céu que faz o batizado ser luz do mundo. No barrado está a procissão de cordeiros.

No Centro do batistério, em mármore branco, está a fonte batismal. No meio, uma cruz e, abaixo de uma pomba, a figura do Cristo, que corresponde ao batizado. Na frente, a frase ‘Tu és meu filho, eu hoje te gerei’, referente ao batismo de Jesus.

A Capela do Batismo ainda possui três grandes ampolas, em cristal e ouro branco, que guardam os óleos consagrados na noite de Páscoa.

Matriz Basílica

Para acessar a Matriz Basílica (a igreja velha) você atravessa a Passarela da Fé, parte do Santuário até o outro lado onde fica a antiga Igreja. É incrível a quantidade de pessoas que passam pagando suas promessas; de joelhos, rezando, cantando. Não deixe (obvio) de fazer essa travessia.

Ao final da missa tem a benção dos objetos e a imagem de Nossa Senhora que é levada pelos corredores passando por todos os devotos.

Porto Itaguaçu

Itaguaçu quer dizer – Pedra Grande em tupi-guarani. Nesse local, antigamente conhecido como Bairro das Pedras, na curva do Rio Paraíba do Sul, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e por isso recebe grande número de visitantes.

O Porto Itaguaçu possui uma área de 129.337m², com uma capela localizada na entrada, como lembrança da pesca milagrosa, inaugurada em 6 de abril de 1926. Essa capela abrigou por alguns anos a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

No Porto Itaguaçu os devotos podem também usufruir de uma serviço de barco para passeio pelo Rio Paraíba do Sul, aprovado pela Marinha do Brasil.

Passeio de Balsa

• Os embarques acontecem das 8h às 17h de domingo a domingo, sendo que é necessário 15 pessoas para iniciar o passeio;

• Passeio com duração de 20 minutos pelo rio Paraíba do Sul, com acompanhamento de monitor que explica a história do encontro da imagem em 1717;

Igreja de São Geraldo

Localizada logo na entrada do Porto Itaguaçu, a Igreja que foi construída em 1926 é referência nos pontos turísticos de aparecida.

A Capela de São Geraldo, tem a forma de cruz com três pequenas absides, com o nome dos 3 pescadores, um em cada uma delas.

Esta, é a igreja que por anos abrigou a imagem de Nossa Senhora Aparecida, após sua descoberta.

Campanário de bênçãos:

Composto por 12 sinos que representam cada um dos apóstolos, o sino maior é dedicado a Virgem de Aparecida e a São José.

Capela de São Jose

A Capela de São José fica à esquerda do Altar Central. No local são celebradas missas em dias de menor movimento.

Simbologia do espaço sagrado:

O Portão da Capela em ferro batido representa a entrada do jardim com lírios em ouro e a frase “Dominus Domum Joseph Concredidit” (O Senhor confiou a José a Sua casa).

A cúpula da Capela é em tons de ouro e simboliza a luz, Cristo Luz, Pentecostes e a plenitude Pascal, e indica que Deus é a luz plena e que o grande vazio é o espaço para o invisível presente.

O piso tem desenho de lírios que se abrem e simbolizam a pureza e a sabedoria do pai adotivo de Jesus.

As estrelas de Davi no corredor relembram da descendência de José.

Capela do santíssimo

Localizada à direita do Altar Central, a Capela do Santíssimo nos remete ao Mistério Eucarístico. Possui uma cúpula revestida de pastilhas de porcelana banhadas a ouro, e um barrado de dois metros de altura. Logo na entrada, a frase ‘Panis Algelorum Cibus Viatorum’, que significa ‘Pão dos anjos, alimento dos viajantes’, remete à Jesus presente em espécie no pão e no vinho.

O retábulo da Capela do Santíssimo é composto por cinco mosaicos italianos, presentes de São João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil, em 1980. Nos mosaicos estão a representação dos quatro evangelistas – Mateus, Marcos, Lucas e João – e ao centro, o Cordeiro Pascal. Além disso, na Capela ainda estão duas esculturas, uma representação do Lava pés e outra do caminho de Emaús, ambas do artista Adélio Sarro.

Capela da Ressurreição

A Capela Ressurreição foi inaugurada em novembro de 2007. Localiza-se na Esplanada João Paulo II, no fim da colunata externa, sendo um local dedicado à oração e reflexão.

Abriga os restos mortais dos Bispos e Arcebispos de Aparecida, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Dom Antônio Ferreira de Macedo e Dom Geraldo Maria de Moraes Penido, além do Memorial dos Devotos, um memorial virtual que relembra todos os colaboradores da Campanha dos Devotos que já se foram para a Casa do Pai.

Sala das Promessas

Devotos de Nossa Senhora Aparecida vem ao Santuário Nacional para pedir e agradecer por graças recebidas, e uma das formas de homenagem é trazer ex-votos (palavra que deriva da expressão “ex-voto suscepto”, que significa “por um voto alcançado”, em latim). A Sala das Promessas foi feita para receber todos esses ex-votos, que são objetos, fotos, cartas e testemunhos de fé dos devotos, que são formas de homenagear e demonstrar a devoção à Mãe Aparecida.

Seminário Bom Jesus

Quem passa por Aparecida, pela rodovia Presidente Dutra, nota a sua direita (sentido São Paulo) a fachada de um prédio renascentista, cercado de muito verde e frondosas árvores. É o Seminário Missionário Bom Jesus, sede da cúria metropolitana da arquidiocese de Aparecida e local de formação de nossos futuros sacerdotes.

A história do Seminário Missionário Bom Jesus remonta ao século 19, mais precisamente ao ato de lançamento e bênção da “Pedra Fundamental”, em 6 de agosto de 1894, pelo então Arcebispo de São Paulo, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho. A pedra foi colocada no futuro altar-mor da capela do colégio, destinado aos jovens que aspirassem ao estudo eclesiástico.

Morro Do Presépio

O Morro do Presépio foi inaugurado em dezembro de 2006. Está localizado nos pátios do Santuário Nacional, e possui mais de 70 esculturas que representam o nascimento de Jesus, o encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul e atrações como gruta, cascatas, lago e mirante.

O Presépio possui 7.345 metros de comprimento, todas as peças tem tamanho natural e foram feitas em cimento. A idealização e concepção do projeto do Morro do Presépio é do Padre Ronoaldo Pelaquim C.S.sR, e as peças são de Alexandre Moraes.

Santuário Nacional

A Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, é um templo religioso católico localizado no município brasileiro de Aparecida, no interior do estado de São Paulo. É o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano. É a maior catedral do mundo, visto que a Basílica Vaticana não é uma catedral. Também é o maior espaço religioso do país, com mais de 143 mil m² de área construída ao longo de todo o Santuário.

Igreja de São Benedito

Foi inaugurada em 1924. Tem como seu maior destaque as figuras de anjos, esculpidas por Chico Santeiro, que enfeitam a porta e os berais da igreja.

Apesar de modesta, a igreja de São Benedito tranforma-se durante a festa de seu padroeiro, quando torna-se o maior centro de manifestações folclóricas-religiosas do Vale do Paraíba, recebendo milhares de peregrinos devotos do santo de todos os cantos do país.

São Bendito nasceu na Itália e sua fé e dedicação aos pobres fez dele um dos santos mais venerados do Brasil.

Mirante das Pedras

Localiza-se no caminho do Porto Itaguaçu, o local possibilita a contemplação da várzea onde corre o Rio Paraíba e a Serra da Mantiqueira. O local tem como atração principal a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, medindo 1,80 m de altura.

Feira Livre de Aparecida

A Feira Livre de Aparecida está localizada nos arredores do Santuário Nacional. A Feira de Ambulantes é um atrativo à parte na cidade, e atrai muitos compradores, entre turistas e moradores do município. Nas barracas montadas todas as sextas-feiras, sábados e domingos, pode-se encontrar uma variedade enorme de produtos, entre eles artigos religiosos, roupas, calçados, eletrônicos e lembranças de Aparecida do Norte.

MEMORIAL DA DEVOÇÃO

O memorial da devoção é um complexo que reúne duas atrações no santuário nacional de aparecida.

O museu de cera e o cine padroeira. O museu de cera conta a história de Nossa Senhora Aparecida retratada em mais de 60 estatuas de cera distribuídas em 20 cenários. O cine padroeira é um curta de 15 minutos que mostra como foi o encontro da imagem e os milagres da Mãe Aparecida.

Passarela da fé

A passarela da fé liga a Basílica Velha ao Santuário Nacional. É lá onde os fiéis fazem o trajeto em demonstração de fé. O percurso tem mais de 392 metros e muitos fiéis fazem o percurso de joelhos. Uma caminhada muito especial para as pessoas que estão em um momento de contemplação e oração.

Caminho Do Rosário

Resgatando a importância do Porto Itaguaçu e aliando oração, arte e natureza, o Santuário Nacional oferece aos romeiros e moradores da cidade de Aparecida e municípios vizinhos o Caminho do Rosário.

Localizado próximo ao Hotel Rainha do Brasil, o Caminho do Rosário une a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu, local do encontro da Imagem de Aparecida, em 1717.

O espaço foi concretizado com o importante comprometimento de todos que participam da Família Campanha dos Devotos, e tem o objetivo de ser um local acolhedor para oração e lazer em família.

MUSEU DE CERA

Ficar cara a cara com os principais personagens que fizeram parte da história de fé e devoção da Padroeira do Brasil, essa é a experiência oferecida pelo Museu de Cera, o primeiro museu de cera do mundo dedicado à Nossa Senhora, localizado dentro do Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo. Vivencie de forma única a história completa desde o encontro da imagem Nossa Senhora Aparecida, exibida em 20 cenários e mais de 70 estátuas realistas. As estátuas foram produzidas por ateliês especializados e retratam com realismo.

Mirante da Torre da Basílica

Localizado no 16º andar da Torre Brasília, possui 324 metros quadrados, é possível observar grande parte do Vale do Paraíba, bem como oferece visão privilegiada do Rio Paraíba e da Rodovia Presidente Dutra que corta a cidade de Aparecida.

Veja também

×

Omnibees - Intelligent Hotel Distribution
Reservar Agora