Mosteiro, igrejas, santuários e catedrais: 10 locais próximo a Pousada Jovimar que você precisa conhecer

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

Nossa região é repleta de templos religiosos para você explorar e vivenciar a sua fé. Separamos 10 locais nas cidades próximas a nossa pousada.

01 – Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida – Aparecida

João Vicente

A Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, é um templo religioso católico localizado no município brasileiro de Aparecida, no interior do estado de São Paulo.


02 – Catedral de São Dimas – São José dos Campos

Foto: Divulgação

Criada em 1951, a Paróquia São Dimas, situada no município de São José dos Campos, foi construída por decreto canônico de D. Francisco Borja do Amaral, bispo diocesano de Taubaté.
Foi o primeiro templo católico, no Brasil e na América Latina, dedicado a São Dimas, o santo do Calvário, cuja festa litúrgica é celebrada no 3º domingo da Páscoa.
A Igreja atual foi construída no final da década de 70 e inaugurada em janeiro de 1981.
Com a criação e a instalação da Diocese de São José dos Campos, em 1º de maio de 1981, essa Igreja foi escolhida como Catedral, pelo seu tamanho e localização, tornando-se a primeira Catedral do mundo dedicada ao Bom Ladrão.
Essa Igreja, com capacidade para 900 pessoas sentadas, tem o formato de uma flor e passou por diversas reformas até chegar à configuração atual.
A imagem de São Dimas, venerada nesta Igreja, é obra do artista Artur Pederlozi.

03 – Santuário Pai das Misericórdias – Cachoeira Paulista

Transportal

Construído pela Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP). O templo, com área aproximada de sete mil metros quadrados, começou a ser construído em 2008 e deverá receber celebrações de missas e eventos organizados pela comunidade religiosa. A estrutura da obra tem formato de uma mão, fazendo alusão ao cuidado e ao auxílio de Deus com os fiéis.

04 – Matriz Basílica Nossa Senhora Aparecida – Aparecida

Fábio França/ G1

Também chamada de a Velha Basílica foi a primeira basílica a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Possui uma simpática praça bem em frente e em conjunto com a passarela da fé, liga o passado com o futuro.

05 – Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso – Pindamonhangaba

Rotas Turísticas


Com a fachada majestosa de frontão em estilo neoclássico, ornamentada com elegantes colunas dóricas e torres marchetadas com azulejo português do século XVII, o nosso Santuário Mariano Diocese chama pelo acesso em três imponentes portas, que lembram as virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade. A porta central apresenta a inscrição “Domus mea domus oriationis” e as portas laterais apresentam vitrôs representando São Paulo e São Pedro.

06 – Catedral Nossa Senhora da Piedade – Lorena

Vicente A Queiroz

A Capela de Nossa Senhora da Piedade foi erguida por meio de doações feitas por Bento Rodrigues Caldeira, João de Almeida e Pedro Costa Colaço, provavelmente em 1698.

Anos depois foi erguida em seu lugar uma outra. A atual, imponente Catedral, obra de Ramos de Azevedo, é a quarta no mesmo local. Para sua construção muitas pessoas ilustres empreenderam esforços, como o Conde de Moreira Lima e sua mãe.

Fato interessante é a localização dessa igreja. Situa-se no local do início da povoação da cidade, ou seja, de frente para o Rio Paraíba e o porto que ali existia. A mudança do leito do rio, e o desenvolvimento da povoação que se efetivou mais para Leste, com a abertura da ferrovia e das rodovias, fez com que a igreja ficasse de costas para a maior parte da cidade.

07 – Mosteiro da Sagrada Face – Roseira

Oblatos de Cristo

De propriedade da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote, o Mosteiro da Sagrada Face foi fundado em 25 de março de 1970, pelo Padre Januário Baleeiro Construído em estilo medieval, representa a réplica de um castelo italiano.
No interior de sua Igreja podemos ver imagens trazidas da Europa e ainda o maior atrativo do Mosteiro, a exposição do Milagre da Sagrada Face.
A Sagrada Face foi pintada por um padre em 1959 O sacerdote fez um lado, mas ao tirar o pano do molde outro desenho apareceu na parte de trás. Um fenômeno que nem artistas profissionais souberam explicar.

08 – Igreja de Nossa Senhora da Conceição – Cunha

diocesedelorena.com

A então capela de N. S. da Conceição, em estilo barroco, começou a ser construída em 1730, em taipa de pilão, em terras de José Gomes de Gouveia, uns dos primeiros povoadores da região do Facão.
Entre 1748 e 1749, a capela do povoado de Nossa Senhora da Conceição do Facão tornou-se sede da paróquia, oficializando-se a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Facão, e a capela começou a ser ampliada. Em 1785, com a transformação da Freguesia em Vila, a igreja foi novamente ampliada e restaurada. Em seu interior estão sepultados restos mortais de importantes personagens daquela época.
No século XIX passou por reformas de grandes proporções, que se iniciaram em 1861 e se estenderam até 1873. Essas obras tiveram como responsável Leôncio Manoel da Costa Cagaré. A partir dessas reformas, a matriz passou a ter 50 metros de comprimento e 21 de largura. Durante o século XX novas reformas e trabalhos de manutenção em sua estrutura foram realizadas, provocando modificações no seu exterior e interior. Mantiveram-se, no entanto, as características do barroco rococó no altar mor e nos altares laterais.

09 – Igreja do Rosário – São Luiz do Paraitinga

Guia Viagens Brasil

Antiga Matriz da cidade foi construída por Antônio Domingues de Castro e fica situada exatamente no local onde foi construído o primeiro templo da cidade, em 1707, e posteriormente uma igreja em taipa e pilão, em 1767. O templo foi demolido em 1912 e a atual igreja inaugurada em 1921 tendo como idealizador o Padre italiano Ignácio Gioia, mas sempre em louvor a Nossa Senhora do Rosário. O construtor foi o engenheiro da cidade Mestre Pedro Pereira Rio Branco. A construção foi feita em estilo gótico e foi inaugurada em 29/05/1921. Passou por uma reforma recente, onde foi realizado o restauro do piso tabuado de madeira maciça, as esquadrias de madeira maciça, as pinturas decorativas dos murais, os vitrais e o piso em ladrilho hidráulico, além da pintura interna e externa. No fundo da igreja estão os túmulos de figuras importantes da cidade, como o Barão do Paraitinga.
https://saoluizdoparaitinga.sp.gov.br/post/igreja-do-rosario$12622

10 – Catedral Santo Antônio – Guaratinguetá

entrepolos.com.br

A região de Guaratinguetá, às margens do Rio Paraíba, começou a ser povoada por portugueses em 1628, quando Jacques Félix e seus filhos se instalaram na região. Os relatos dão conta de que, no ano de 1630, fora realizada uma festa em homenagem a Santo Antônio, utilizando-se para tanto uma pequena capela de pau-a-pique e cobertura de sapé.
Com a consolidação do povoamento, foi edificada uma igreja um pouco maior, feita de taipa de pilão. Essa igreja durou mais de um século, e serviu de matriz quando o local se tornou ponto de passagem para aqueles que transitavam entre Minas Gerais e Parati, e também entre as vilas de Taubaté e São Paulo. Foi nela que, no ano de 1739, foi batizado Antônio Galvão de França, o Frei Galvão, primeiro brasileiro a ser canonizado pela Igreja. Foi nela, também, que ele celebrou sua primeira missa.
https://sanctuaria.art/2018/10/07/matriz-de-santo-antonio-guaratingueta-sao-paulo/

Veja também

×

Omnibees - Intelligent Hotel Distribution
Reservar Agora