Devotos de Nossa Senhora Aparecida certamente sonham em conhecer o Santuário Nacional e quem sabe realizar grandes feitos da Igreja Católica, na Casa da Mãe Aparecida, como confessar, batizar os filhos e até se casar. O que talvez você não saiba é que tudo isso é possível! A igreja está de portas abertas para realizar esses sonhos, então resta seguir algumas instruções.
Desde 2017 as celebrações de casamento passaram a ser concentradas na Basílica Velha de Aparecida, primeiro local que acolheu a imagem de Nossa Senhora encontrada nas águas do Rio Paraíba, em 1717. A decisão foi tomada pensando na flexibilidade de horários para as celebrações e no espaço mais adequado.
Como se casar na Basílica de Aparecida?
Os agendamentos de cerimônias de matrimônio devem ser realizados com 90 dias de antecedência da data desejada, desta forma o casal pode optar por um casamento simples ou completo.
Na opção simples não deve haver músicas, entradas, enfeites e filmagens de profissionais, no entanto é permitido apenas um fotógrafo profissional sem equipamentos de iluminação, assim o custo para esta celebração é de R$250,00.

Já a opção completa, autoriza serviços de iluminação, som, decoração e filmagem, exceto drone, desta forma o valor para este casamento é R$1.500,00 e o pagamento deve ser realizado no ato da confirmação da data do casamento.
Para agendar o casamento é necessário que os noivos tragam os documentos de identidade (RG e CPF) e o processo matrimonial até a Secretaria de Pastoral da Basílica Velha de Aparecida.
O agendamento poderá ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 12 3104-3491 ou no e-mail basilica.velha@santuarionacional.com. Esses também são os canais de contato para obter mais informações.
Vale lembrar que os casamentos não podem ser agendados no período de 1 a 15 de outubro, devido a Novena e Festa da Padroeira.

Saiba como batizar seus filhos no Santuário Nacional de Aparecida?
Por ano, mais de 3 mil crianças são batizadas no Santuário Nacional de Aparecida. Para o agendamento, os pais devem procurar a Secretaria de Batismo com mínimo de uma hora de antecedência durante a semana e duas horas aos finais de semana.
Além disso, é necessário estar munido de documentos e atestado do curso de preparação para o batismo dos pais e padrinhos, assim para os interessados no batismo na Basílica, a taxa de inscrição é de 50,00 reais (cinquenta reais).
Horários das celebrações:⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- de segunda a segunda: às 10h30 e às 15h
- sábado: às 9h, 10h, 11h, 14h e 15h
- domingo: às 9h, 10h, 11h, 12h, 14h e 15h.
Caso deseje registrar com fotos a cerimônia do Batismo, o fotógrafo deve se registrar na Sala de Imprensa do Santuário Nacional, desta forma não é permitido filmagem.
Para mais informações, envie um e-mail para batismo@santuarionacional.com ou ligue para (12) 3104-1560 ou 3104-1561.

Confissões em Aparecida
A confissão é um dos sete sacramentos e representa a volta a Deus. Portanto, aqueles que se aproximam do sacramento da penitência obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus, desta forma as confissões no Santuário Nacional de Aparecida não precisam de agendamento, pois acontecem em horários específicos.

Confira os horários de confissão no Santuário Nacional de Aparecida
- Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e das 14h às 16h
- Sábado: 6h30 às 11h e das 13h às 16h
- Domingo: 6h30 às 11h e das 13h às 16h
Confissões Comunitárias
Sábados e domingos de meia em meia hora, de acordo com o movimento do dia. No período da manhã, primeiro horário às 6h30 e último às 10h e a tarde, primeiro horário às 13h30 e último às 15h30.

João Paulo II
Gostou do nosso conteúdo? Comente o que você achou e compartilhe com seus amigos e familiares e não deixe de conferir os outros posts sobre Aparecida no norte.