São Benedito é celebrado pelos devotos em Aparecida

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

Entre as celebrações católicas que são realizadas em Aparecida-SP, está a tradicional Festa de São Benedito, santo negro, padroeiro dos cozinheiros,também  muito querido pelos brasileiros. A festa do Santo é considerada a maior manifestação religiosa, cultural e folclórica do Estado de São Paulo.

Neste ano, a tão esperada festa foi cancelada devido à pandemia do Coronavírus, mas os organizadores e devotos da novena e festa não deixaram que a data passasse em vão. 

Ritual de Fincada do Mastro de São Benedito

No dia 19 de abril foi realizado o ritual de Fincada do Mastro de São Benedito na praça central da cidade, na tradição, os fiéis amarram fitas no mastro, pedindo graças a santidade.

Festa de São Benedito
Fincação do Mastro de São Benedito na Praça Central de Aparecida-SP

No mesmo dia, também seria realizada a tradicional cavalaria em homenagem ao santo, por isso, de forma isolada, alguns cavaleiros prestaram sua homenagem cavalgando pelas ruas da cidade. 

No dia 20 de abril, os moradores de Aparecida tiveram uma surpresa: a imagem de São Benedito, juntamente com a imagem de Nossa Senhora Aparecida percorreu as ruas da cidade em carros com andores decorados.

Missa Solene em Aparecida

No Santuário Nacional de Aparecida foi realizada Santa Missa Solene em louvor a São Benedito “São Benedito nos ensina suas virtudes do amor, da solidariedade, no compromisso com a vida. Ele é um sinal do samaritano para todos nós. Ele é olhar de compaixão e percebe a aflição do nosso povo nesse momento”, disse Padre Arcanjo, missionário redentorista que celebrou a missa solene.

São Benedito
Foto: Portal A12

A festa é realizada em Aparecida há mais de 100 anos e, pela primeira vez na história da festa, foi cancelada. No entanto, os festeiros juntamente, com voluntários e devotos se organizaram de forma que, mesmo sem festa, São Benedito fosse celebrado pelo povo.  

Bonecos levados pela Pousada Jovimar representam Congadas de São Benedito –

A 111ª edição da Festa de São Benedito será realizada em 2021, conforme comunicado divulgado na página da festa no Facebook: 

COMUNICADO IMPORTANTE: Em reunião realizada nesta segunda-feira (16/03) em Aparecida (SP) decidiu-se pelo CANCELAMENTO DA FESTA DE SÃO BENEDITO 2020. A FESTA de número 111 acontecerá de 04 a 12 de abril de 2021. Participaram da reunião os responsáveis pela Festa de São Benedito e representantes de entidades civis de Aparecida. O cancelamento atende às orientações dos órgãos de saúde devido aos casos do Covid-19 (Novo Coronavírus) no país. Pedimos a todos que rezem a São Benedito orando por esse momento pelo qual passa o nosso Brasil. 🙏

Siga a Pousada Jovimar nas Redes Sociais:

Facebook.com/PousadaJovimar

Instagram: @pousada_jovimar

Comente o que você achou sobre isso, queremos saber a sua opinião para sempre publicarmos ótimos conteúdos para você.

Veja também